PT ES EN

+55 47 3275-3541

O que são e para que servem os transformadores à seco?

O que são e para que servem os transformadores à seco?

29.11.2017



Os transformadores são dispositivos que convertem a energia elétrica de corrente alternada (CA) de um nível de tensão (Volts) em outro nível de tensão. Por exemplo, um transformador pode converter a tensão de uma tomada de 110V em 220V, ou qualquer outro nível de tensão desejado, dentro dos limites de projeto do fabricante de transformadores.


É comum nos depararmos com situações onde precisamos ligar equipamentos na tomada e percebermos que aquele equipamento não está adequado para funcionar no nível de tensão disponível. Este problema pode facilmente ser resolvido com o uso de transformadores à seco.


Em especial, o transformador à seco é um dispositivo que não depende da refrigeração e isolação à óleo, como acontece nos casos dos transformadores encontrados nos postes de iluminação pública. As grandes vantagens desta característica são a baixa manutenção exigida pelo equipamento e a ausência do risco de vazamentos de óleo, causando danos ao meio ambiente.


Os transformadores à seco são aplicados em diversos segmentos industriais e comerciais, como alimentício, papel e celulose, siderurgia, petroquímica, farmacêutica, mineração, transformação, bens de consumo, construção civil (shoppings, escolas, universidades, hospitais, supermercados), elevadores, infraestrutura (portos, aeroportos), naval, nobreaks, plantas de geração de energia, dentre outros. São geralmente destinados para sistemas de distribuição e iluminações industriais e comerciais, alimentação de painéis, motores elétricos, isolação de circuitos elétricos, máquinas e cargas lineares, podendo também serem aplicados em cargas não lineares, onde o cliente necessita informar a distorção harmônica ou fator K.


São aplicados também no setor residencial, como na adequação da tensão para eletrodomésticos, no funcionamento de sistemas de geração fotovoltaica (energia solar), correção dos níveis de tensão fornecidos pela concessionária de energia, dentre outros.


A Pólux Transformadores é uma fabricante de transformadores e reatores, sediada em Jaraguá do Sul – Santa Catarina, que possui um amplo escopo de produtos em catálogo, além de produzir dispositivos especiais projetados de acordo com a necessidade do cliente. Portando de uma equipe especializada, a Pólux fornece produtos produzidos em território nacional, com a garantia de qualidade e assistência técnica para seus clientes.


Nos próximos artigos, apresentaremos diversas aplicações e vantagens de utilizar transformadores à seco nos sistemas elétricos em geral.