PT ES EN

+55 47 3275-3541

Trafo e Autotrafo são Iguais?

Trafo e Autotrafo são Iguais?

14.09.2018

Trafo e autotrafo são iguais? Se essa resposta for sim, surge uma outra: qual é a diferença entre eles então?

O transformador também chamado de trafo nada mais é do que um dispositivo ou máquina elétrica que possuem toda a habilitação necessária para transmitir a potência elétrica de um circuito para outro e, ainda, induzindo suas tensões, corrente e alterando as grandezas por meio do eletromagnetismo. 

Isso, porque foi o eletromagnetismo que descobriu que é possível criar uma corrente elétrica segundo determinado circuito a partir do emprego de um fluxo magnético que varia e como é um fluxo variável, os transformadores precisarão de correntes alternadas para funcionar.

Diante do exposto acima não podemos afirmar que o trafo e autotrafo são iguais, pois o transformador conta com dois rolamentos com condutores diferentes.

É fato que eles envolveram o mesmo núcleo de ferro, porém é essa separação que fará com que o transformador tenha uma vantagem, pois sua rede de alimentação da saída do transformador ficará protegida por uma isolação galvânica.

A proteção de isolação entre carga e rede é o que dá garantia de uma proteção eficaz frente a possíveis transientes de rede que possam ser tanto criados da carga para a rede como pelo caminho contrário.

No entanto, um problema no transformador está na construção de duas bobinas, pois o transformador ganhará dimensões maiores e, ainda, o seu preço ficará mais elevado, pois foi preciso empregar maior quantidade de material em sua fabricação.

Outras características que servem para diferenciar um trafo de um autotrafo são: a forma como foi construído, o tamanho, a tipologia e, ainda, a admissão de diferentes finalidades nos mais variados setores seja da indústria, da mecânica, da elétrica e outros.

Também chamado de autotransformador, o autrotrafo é uma máquina que tem o poder de fazer a indução de potência de um circuito realizando alterações na corrente e na tensão. No entanto, diferentemente do transformador, ela utilizada apenas um enrolamento.

É importante explicar, porém, que o que determinará o uso de parte do enrolamento será conforme o tipo de transformação que se espera.

Além do que foi exposto acima, Trafo e autotrafo não são iguais, porque o autotransformador rende mais, tem menor queda de tensão e o seu preço é mais acessível quando feita uma comparação com o transformador convencional. 


Trafo e Autotrafo são iguais? Não!


Sendo assim, acima foi exposto que os dois são equipamentos diferentes, mas que são muito usados em todos os sistemas elétricos. Por isso, faz-se necessário que os profissionais conheçam suas particularidades e usos para que não aja nenhum tipo de problema no uso de um ou outro.

A fim de aumentar a vida útil do trafo ou do autotrafo, o recomendável é que a manutenção preventiva seja feita de forma constante com o objetivo de acompanhar as características e as propriedades dos diferentes componentes que fazem parte do sistema.

Diante de uma anomalia, é fundamental proceder uma intervenção preventiva, pois ela é a mais vantajosa visando a manutenção do equipamento por mais tempo.