PT ES EN

+55 47 3275-3541

O que é um Transformador Trifásico

O que é um Transformador Trifásico

21.06.2018

Aqueles que precisam adquirir um transformador e não tem conhecimento a respeito do assunto, certamente questionam: o que é um transformador trifásico? Um transformador trifásico é um equipamento empregado entre o gerador e o consumidor ou entre a fonte e a carga dentro dos sistemas de transmissão de energia.

Quando contam com menores potencias, o transformador também é colocado nos quadros de comando e os itens mais comuns que são encontrados nesses casos são: os transformadores monofásicos que são mais leves e menores quando comparados aos tradicionais e os transformadores trifásicos.


Como funciona um transformador trifásico?


Além de saber o que é um transformador trifásico, é importante entender como ele funciona. Esse equipamento conta com três bobinas e em cada uma delas existe dois rolamentos. Ele consegue executar tensões simples e compostas, porque tem tanto circuito primário quanto secundário.

Existe ainda o transformador bifásico e o monofásico, mas o que vai diferenciar cada um deles é o número de fases que o transformador possui. De forma simples, a função do transformador é realizar uma mudança na tensão do circuito.


Um pouco da história do transformador trifásico


Criado por Michael Faraday, o transformador existe desde 1831, quando seu inventor fez uso dos princípios eletromagnéticos para criar nos circuitos as correntes elétricas, mas é preciso que isso aconteça em um campo magnético que esteja em constante variação.

Sendo assim, para formar um transformador é preciso utilizar núcleo e enrolamento e mais outros itens que são considerados como complementares. Apesar da dúvida, certamente você já deve ter visto um transformador trifásico em operação nas ruas da sua cidade, pois é ele que estabelece a conexão da entre de energia elétrica do seu bairro.


Transformador trifásico de distribuição ou de força


O transformador trifásico está dividido em dois grupos: transformador de distribuição e transformador de força.

O transformador de distribuição tem como função principal rebaixar a tensão que será destinado aos clientes das empresas que fazem a distribuição da energia elétrica. Eles são colocados de forma subterrânea ou nos postes e as potências variam de 15 a 300 kVa.

Por outro lado, o uso do transformador de força aparece nas concessionárias e subestações, porque eles é que geram, transmitem e distribuem energia e as potências variam de 5 a 300 MVA.

Além dos lugares que foram acima citados, os transformadores trifásicos Pólux de potência podem ser usados em aplicações industriais do ramo alimentício, papel, celulose, siderurgia, petroquímica, farmacêutica, mineração, transformação, bens de consumo, construção civil (shoppings, escolas, universidades, hospitais, supermercados), elevadores, infraestrutura (portos e aeroportos), naval, nobreaks e plantas de geração de energia.

Tudo isso empregado dentro de sistemas de distribuição e iluminações industriais e comerciais, alimentação de painéis, motores elétricos, isolação de circuitos elétricos, máquinas e cargas lineares, podendo também serem aplicados em cargas não lineares, onde o cliente necessita informar a distorção harmônica ou fator K.

Na Pólux, os clientes encontram transformador trifásico de 0,2 até 7,5 KVA; transformador trifásico de 10 até 50 KVA de 60 até 500 kva, transformador trifásico bobina redonda de 15 até 1000 kva e transformador solar. Para saber mais sobre qualquer um dos nossos transformadores, é só entrar em contato!